quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

BCE anuncia a maior descida de juros de sempre para os 2,50%


O Banco Central Europeu (BCE) anunciou a maior descida de juros de sempre para a Zona Euro. O corte foi de 75 pontos base, colocando o preço do dinheiro nos 2,50%. A descida acabou por superar a média das estimativas, mas foi de encontro à estimativa de vários economistas que consideravam que um corte inferior ao anunciado hoje era insuficiente para fazer face à actual conjuntura.
..
Cu_nha - Ora í está mais uma redução e muita bem vinda que todos os Portugueses (que é o que nos interessa) vamos deixar de gastar uns belos trocos nos pagamentos das mensalidades do credito da habitação, estas ultimas reduções para empréstimo médio de 150 mil euros a 30 anos, tem um impacto muito significativo qualquer coisa como 130 a 150 Euros a menos de que há 3 ou 4 meses atrás.

Cu_nha - E mais como era minha leitura o aumento da taxa de juros como o Senhor Trichet e sua comitiva ia fazendo para baixar a inflação (algo que já algum tempo eu num post mais atrás avisava "baixa a taxa de juros" o efeito foi sempre contrário como eu esperava e cada vez era mais alta, até dar o estoiro, após as quebras das taxas de juro a taxa de inflação caiu a pique.

Cu_nha - Mas isto não quer dizer que vem bons tempos aí no futuro, mas estas e outras medidas ajudam as Empresas a sobreviver e as pessoas terem uma folgazinha da corda que estava no pescoço.

Sem comentários: