quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Refer poupa 1,2 milhões com Iberdrola

Cu_nha: Este sim é um dos exemplos onde poderíamos poupar muito no estado, energia, comunicações (que estão a ser explorados há anos pela PT) entre outros variadíssimos exemplos a poupança que já se fez nas Empresas privadas, só agora quando chegamos ao fundo mesmo é que se abre um pouco os olhos.
.
A Iberdrola ganhou três dos cinco contratos adjudicados pela REFER para o fornecimento de electricidade, tornando-se a primeira empresa estrangeira a quem a gestora de infra-estruturas ferroviárias portuguesa entrega este tipo de serviço.

O valor dos três contratos ganhos pela Iberdrola têm um valor de cinco milhões de euros e vai permitir uma poupança de 1,2 milhões de euros, confirmou a REFER à agência EFE. A operação foi possível devido à liberalização do mercado de electricidade, terminando o monopólio do abastecimento das linhas ferroviárias feita pela da EDP.

A Iberdrola passa, assim, a fornecer electricidade à subestação de muita alta tensão do Fogueteiro, a sete estações de alta tensão e a 78 estações de baixa tensão na rede ferroviária explorada pela REFER.

O quarto contrato, no valor de 1,4 milhões de euros, foi ganho pela EDP e o quinto, relativo ao fornecimento de estações de baixa tensão, não teve nenhum concorrente e continuará a ser assegurada pela eléctrica nacional.A REFER tinha publicado as condições da adjudicação do concurso em Janeiro e referiu que a escolha iria recair sobre as propostas mais baratas. A REFER diz ter gasto 9,47 milhões de euros em electricidade em 2009.

A Iberdrola é a segunda maior eléctrica no mercado nacional, liderado pela EDP, que é responsável por 65% do abastecimento de electricidade e 99% dos clientes. A empresa espanhola tem uma quota de 16% em Portugal no mercado liberalizado de electricidade, seguida pela Endesa, com uma quota 15%, e da Unión Fenosa, com 4,7%. A Iberdrola é também uma das accionistas de referência da EDP com uma participação no capital de 7,6%.

Sem comentários: